Envelhecimento Cutaneo Facial


No envelhecimento cutâneo, ocorre uma perda do volume das estruturas faciais: diminuição do colágeno, flacidez muscular, perda da gordura e reabsorção óssea. Esses fatores levam à perda da sustentação dos tecidos da pele que tendem a "cair", formando as rugas, sulcos e flacidez do contorno facial.
Não existe melhor tratamento ou o mais indicado, e sim aquele que se enquadra às necessidades de cada pa­ciente, levando em consideração seu estilo de vida.

Podemos iniciar um tratamento com produtos de uso tópico diário, como:
1) Limpeza de pele: desobstrução de poros com produtos selecionados para cada tipo de pele.
2) Renovação celular: uso de ácido retinoico, ácido glicólico e outros alfahidroxiácidos, utilizados para melhorar o aspecto da pele, tornando-a mais viçosa, hidratada, lisa, corrigindo as rugas finas e manchas so­lares
3) Hidratação: com substâncias que devolvem o equilíbrio natural da pele.
4) Fotoproteção: filtros solares de uso diário com fatores de proteção 15 ou superiores, aplicados generosamente e reaplicados várias vezes ao dia.

Os melhores resultados são alcançados após cerca de um ano de tratamento, apesar de apre­sentarem sinais de melhora nos primeiros me­ses de uso.

Podemos, também, associar tratamentos mais potentes, realizados em consultórios, como peelings (superficial, médio e profundo, com diversos tipos de substancias); toxina botulínica: (contra rugas de expressão); carboxiterapia (para flacidez); laser (indicado para rugas, man­chas, flacidez, usando luz intensa pulsada, infra­vermelhos, laser de CO2), radiofrequência microagulhada ou laser de plasma.

Para restaurar o aspecto jovial, melhorar a qualidade de vida e autoestima do paciente, esses cuidados devem ser considerados du­rante a escolha do tratamento indicado pelo medico dermatologista, lembrando que o inverno é a época do ano mais propicia para esses tratamentos mais potentes.

FONTE: DRA SANDRA QUINILATO - DERMATOLOGISTA CRM 77166 - ENTREVISTA REVISTA BIANCHINI